14 de abril de 2008

Haras Endurance 2008

Esporte está muito ligado à tradição. No enduro não é diferente: todos se lembram dos cavalos, rivalidades e provas históricas. Hoje, existem duas provas marcantes do ano: Campeonato Brasileiro e Haras Endurance. A primeira é importante pelo nome e pelo que significa ganhá-la: ser o melhor conjunto do país naquele ano. A segunda chegou a um status parecido devido à repetição da prova no mesmo local e data por 8 anos consecutivos. Hoje todos se lembram do que aconteceu nos campeonatos brasileiros, e como foi cada Haras Endurance.
O que podemos esperar da edição 2008? Por um lado um pouco menos de competitividade nos 160kms (ainda mais se compararmos com a prova do ano passado, a mais competitiva de todas as edições), já que muita gente precisa completar uma prova para se qualificar para a Malásia. Por outro, contato com gente importante do Uruguai (família Olascoaga e Juan Sosa, por exemplo) e Argentina (família Pavlovski), que junto com o Brasil configuram o enduro na América do Sul. Há a possibilidade, ainda, de vir gente do Emirados Árabes. Tudo isso reforça a sensação que eu tenho que a cada ano o enduro torna-se um esporte mais global: hoje estamos muito mais próximos de Uruguai e Argentina e temos verdadeiros relacionamentos com a Europa e Emirados Árabes.
Na trilha não há muitas novidades: haverá morros, como sempre, e partes planas, como a volta no lago, por exemplo. O clima deverá ser próximo ao dos anos anteriores: partes quentes durante o dia, sem nada que maltrate demais os cavalos ou que impeça velocidades altas, junto com partes um pouco mais amenas.
Por fim teremos o já tradicional leilão, que reforça a parte comercial do enduro, aspecto muito menos desenvolvido em nosso país do que em outros. É interessante mesmo para aqueles que não têm interesse em comprar cavalos, já que saber o que se passa no comércio é sempre importante.

3 comentários:

Anônimo disse...

André, está muito legal o blog de vcs, PARABÉNS MAIS UMA VEZ,e precisando de alguma ajuda é só avisar.

Um abraço

Marcio Honorio

Avz disse...

Valeu pela força, Marcio.

Quando você quiser postar algum texto seu, é só avisar que o blog sempre estará aberto a contribuições!

Abraço!

Anônimo disse...

Uruguay Carajo!
este blog esta Imponente.


Julio