31 de março de 2008

Um início animador

Neste sábado realizou-se em Bragança Paulista o Night Riders. A prova, que desde sua primeira edição marca o início do ano endurista, sempre foi muito agradável e divertida: já houve premiação na Tal da Pizza, leilão de números para o campeonato paulista, gincanas, etc. Este ano a novidade era a junção dos dois regulamentos de regularidade (batimento e placas), que tanta discussão geraram. Quanto a isso, parece que o esquema de fato funcionou: aqueles que quiseram fazer um, fizeram, quem quis fazer os dois, fez, e ninguém foi atrapalhado pelo outro (pelo contrário: os que treinam cavalos eram passados e passavam os que faziam o outro regulamento e com isso iam acostumando o cavalo a esse tipo de coisa).

O destaque da prova foi o número de inscrições: ao redor de 150 conjuntos no total. Estavam presentes muitos dos enduristas experientes, aqueles que sempre estão nas provas de regularidade e muita gente nova. Foi animador ver nas trilhas cavaleiros conversando de onde eram, como começaram a montar, da onde conheceram o esporte e todas aquelas coisas que se conversa no meio da prova quando se encontra alguém que nunca se viu antes.
No final, a prova atendeu a todos os públicos: quem queria fazer o esporte pela primeira vez encontrou todas as condições necessárias, quem gosta de regularidade pôde competir com seu cavalo - de qualquer raça, como o Apalosa que ganhou uma categoria - e quem queria treinar também não encontrou problemas, inclusive a noite, o que pode ser uma experiência muito útil no futuro.


Pontos a serem melhorados:

O principal ponto a ser melhorado com certeza é a premiação. Mesmo com toda a demora da apresentação de cavalos do leilão de Abril e brincadeira do ovo na colher, os resultados demoraram a ficarem prontos. Assim, a premiação estava vazia (tendo em vista o número de cavaleiros inscritos) e sem os iniciantes: ou seja, aqueles que deviam sair com um troféu para voltarem na próxima oportunidade não estavam lá.

Outro aspecto que precisa ser revisto é a quantidade de placas. Por serem poucas, os enduristas foram "obrigados" a fazer trechos demasiadamente grandes na mesma velocidade (havia um de mais de meia hora a 9kms/h), tornando a prova numa competição de paciência em alguns pontos, pelo menos para aqueles que fazem a prova para treinar.


Mensagem final:

O Night Riders foi um ótimo treino para cavaleiros, cavalos, veterinários e apoios, deixando uma ótima perspectiva para 2008, devido ao alto número de inscritos.

Nenhum comentário: