3 de maio de 2010

A volta do Troféu Coalheira

Coalheira: sf Peça de arreios que se coloca no pescoço dos animais de tiro e à qual se firmam os tirantes. (Michaelis). Traduzindo: peça que prende o burro à carroça.

Troféu Coalheira: prêmio dado ao autor do ato menos inteligente realizado durante os três dias da prova Multidays – tão ou mais valorizado do que o 1º lugar e Best Condition. Cheio de ironia, maldade e bom humor, simbolizava a única prova que o detinha, sendo a eleição (sim, a prova era democrática) de seu vencedor o ato final da premiação, talvez o momento máximo da competição. Durante os três dias de prova, além de se preocupar com sua posição, diferença acumulada pros adversários e estado do seu cavalo, os competidores tinham que tomar cuidado para não fazer nada digno do troféu e vigiar seus adversários esperando por um deslize destes. Ao término da distância de cada dia, comentava-se os possíveis candidatos ao Coalheira, além de tirar sarro dos que estavam atrás de você e ameaçar os que tinham alguma vantagem para o dia seguinte – tudo isso regado a cerveja.

Ao voltar para a casa percebia-se quanto a distância entre você e seu cavalo havia diminuído depois de três dias inteiros juntos, além de como os momentos dando risada com os amigos tinham sido prazerosos. O Multidays foi o símbolo de uma época em que o mais importante no enduro era o tempo que se passava com os amigos, sem se importar com qualificação FEI, regras para o Mundial, existência ou não da categoria Mirim-Peso-Pesado, ranking perene, etc. A boa notícia é que, mesmo com tudo isso, a prova voltará, depois de 9 anos de sua última edição. Como não se pode ignorar o cenário atual, haverá duas categorias: uma para aqueles que querem correr a prova “à moda antiga” – os três dias com um cavalo – e outra para aqueles que querem treinar ou qualificar seus cavalos – na qual será permitido usar diferentes cavalos nos diferentes dias.

Parabéns à toda organização da prova (Danilo, Vanda, Jorge, etc) e àqueles que a estão patrocinando, com certeza o enduro vai ganhar muito com a volta do Multidays!

Nenhum comentário: